O Velho Lobo do Ambrósio

18/04/2018

Um tal veterano escoteiro de 68 anos, gaúcho da fronteira, me convida a participar de uma trilha perto de sua residência, que segundo ele ficava no meio do Mato. Como sou daquele tipo de pessoa que é aberta a qualquer experiência, nem que seja conhecer uma planta de quintal, aceitei o convite com muita empolgação. Belo dia de sol, pego a magrela e pé na estrada até o bairro Ambrósio, uma parte rural de Garopaba. Antes das 8 da manhã, Lotário!! Cheguei!!. Varetas de trekking na mão e vamos nessa. Partindo do pé do morro, subimos os primeiros trinta metros na vertical com esclarecimentos sobre políticas do turismo e oportunidades de trabalho na região, foi quando perguntei sobre uma plantinha do caminho. Pronto! Abri as janelas da memória botânica do homem - naquele momento se iniciou uma verdadeira aula de Biologia que eu nunca tive na escola e que me deixou mais apaixonado ainda por tudo que se envolve com mato!Nascentes de água cristalina na pedra, matas ciliares, dezenas de espécies herbáceas e arbóreas - elementos sagrados da Natureza que habitam a Mata Atlântica de Santa Catarina. Quando me dei conta que estava a andar por uma mata densa, generosa na biodiversidade e cheia de micro-ecossistemas. Era eu um simples aventureiro, guiado por um ancião escoteiro.

Passamos por um santuário de gigantes caídas no chão, provavelmente derrubas por um redemoinho. Foi aí que coloquei em prática minhas habilidades de slack liner. Andei por cima de uma gigante suspensa a 3 metros do chão e desci feito um macaco habituado com a vida na selva.

Fui apresentado a incrível floresta de pinheiros que, por um caminho desconhecido da natureza, não inibiu o crescimento das outras árvores.

Foram muitas surpresas pelo caminho. Aprendizado prático sobre a vida na selva que eu nunca esquecerei.

Como forma de gratidão, quero deixar meu convite aos amigos que quiserem encarar uma trilha cobrindo parte dos cumes de Garopaba e contribuir para o fortalecimento da consciência de preservação desse patrimônio ambiental e histórico de Santa Catarina.

Honras ao Velho Lobo do Ambrósio!